Qual a importância de um Controller para a gestão das empresas?

Qual a importância de um Controller para a gestão das empresas?

Hoje vamos explorar e perceber um pouco sobre qual a importância e, consequentemente, a função de um Controller dentro de uma empresa.

Mas antes de avançarmos para a temática central, importa perceber o que é um controller financeiro: Será um mega software de gestão? A resposta é não! mas podia.. :)

Um Controller Financeiro é alguém que desempenha funções nas diferentes áreas das organizações, facilitando o acesso a informação e toma ou permite tomar decisões que envolvem todos os departamentos na organização. Não se define como um gestor, mas sim alguém que trabalha lado a lado com eles fazendo com que estes tenham uma visão mais clara do seu negócio e certeza sobre as decisões que tomam.

Qual o papel do Controller na estrutura de uma empresa?

Não é nada mais nada menos, que criar um sistema que leve a comportamentos e decisões, com base na estratégia da organização e informação gerada. Atenção, volto a referir, um Controller Financeiro não é o gestor, é sim um meio, ou um veículo que permite a implementação de instrumentos de performance adequados para que os responsáveis operacionais monitorizem e desafiem a sua área de atividade.

De uma forma mais simples, um Controller Financeiro é um apoio e trabalha próximo dos gestores das empresas. Esta sinergia, entre Controllers e gestores permite uma intervenção mais assertiva em processos e tomadas de decisões.

Esta função sofreu ao longo do tempo alguma evolução e mutação. Numa primeira fase, um Controller Financeiro, tinha um papel muito menos relevante na estrutura de uma organização/empresa, representado uma função puramente administrativa de suporte ao diretor financeiro das empresas. Já não se verifica atualmente, pois este desempenha funções de forma mais abrangente na organização com impacto em todos os departamentos da empresa, com especial relevância nos sistemas de informação e de controlo interno, garantindo fiabilidade de informação que circula na organização e nos processos por esta executados.

A relevância do papel de um Controller Financeiro..

Tal como já fez menção, a importância desta função, dentro de uma empresa, foi ao longo dos anos assumindo um papel muito mais relevante. Este profissional acaba por estar envolvido nos processos de decisão e, ainda realiza análises, interpretação e recolha das informações de monitorização de atividades diárias.

Em suma, um Controller, é um responsável pelo sistema de informação e controlo interno, e de que forma? Ele acaba por criar ferramentas de ajuda no planeamento, execução e ainda no controlo das atividades de toda a organização.

Todas as empresas devem recorrer a este profissional?

Para aqueles que estão mais atentos, a esta área a resposta é muito simples: sim! É cada vez mais imprescindível a existência destes profissionais, com as funções de Controllers, dentro das empresas, independentemente da sua dimensão e área de negócios. Atualmente a existência de Controllers Financeiros verifica-se em empresas de grande dimensão, ou com uma estrutura financeira relevante, permitindo que seja criada uma aproximação da financeira com os outros departamentos da organização.

Mas claro está que estes não devem ser só para grandes empresas. Cada vez mais as PME´s devem ter na sua estrutura estes profisionais como forma de profissionalizar a sua estrutura financeira e de de controlo dos processos para permitir uma melhoria significativa nos processos internos, bem como nos resultados financeiros dentro da organização de uma empresa.

Percebeu qual a missão de um controller?

A sua missão é isto mesmo: ser aquele e quem desencadeia os processos através dos quais os gestores influenciam e implementam as estratégias dentro das empresas. Este papel é notoriamente importante na dinamização de todos esses processos.

Já tem um Controller Financeiro na sua estrutura? concorda comigo?

Jorge GALVÃO
Diretor geral de operações AVEIRO
jorge.galvao@viseeon.pt