Porquê o Marketing de Rede ou MLM?

1 / O que é MLM?

O marketing multinível é uma forma de desenvolvimento empresarial que reúne todas as características correspondentes às necessidades atuais, respondendo aos 3 temas necessários a cada um para o seu bem-estar profissional:

  • Remuneração compatível com o seu esforço;
  • Oportunidades de projeção para uma carreira profissional de sucesso;
  • Reconhecimento pelo trabalho e resultados

Um negócio de MLM é uma estrutura que comercializa um produto ou serviço, através de uma força comercial de tipo “outsourcing” e autônoma, oferecendo-lhe as melhores garantias de sucesso, através da prestação de diversos serviços (comunicação, tecnologias, lobby, parcerias, economias de escala…) impossível de obter sozinho.

O mundo do trabalho vive uma mudança sem precedentes com a automatização das tarefas, o desejo cada vez mais importante de aproveitar o tempo, a procura de independência e o advento do trabalho “Remoto”.

O modelo assalariado desaparece e o empreendedorismo explode, o Marketing de Rede é a maneira de combinar todas as vantagens do trabalho assalariado (benefício de uma marca, produtos fortes, espírito de equipe, etc.) com os pontos positivos do empreendedorismo (remuneração atraente, liberdade de organização do trabalho, etc.).

Um negócio de MLM de sucesso incorpora necessariamente os seguintes 7 pilares:

  • Empreendedorismo: Permite que todos tenham oportunidade de aumentar sua receita de acordo com o seu envolvimento e de forma completamente independente, sem qualquer vínculo hierárquico.
  • Um plano de remuneração atrativo para uma liberdade financeira: Existem 2 possibilidades de remuneração no MLM, quer pela produção própria (venda de produtos ou serviços), quer pelo apoio aos novos membros até o sucesso. Um não existe sem o outro, de fato é difícil explicar aos outros como fazer, se você mesmo não o faz.
  • Escalabilidade: Poucas empresas são "escaláveis", o MLM é por natureza porque com o mesmo esforço, é possível apoiar 50 ou 200 membros.
  • Patrocínio e conhecimento: O sucesso é mais fácil no MLM porque o sucesso do membro faz o sucesso do seu padrinho e de toda a sua Up-Line, de facto muitas pessoas se interessem e ajudem o novo membro a atingir seus objetivos. Daí o famoso adágio "Independente, mas nunca sozinho".
  • Humano e desenvolvimento pessoal: O desenvolvimento profissional não se alcança sem a integração do aspeto pessoal, é um dos aspetos que fazem com que o MLM também é diferente, porque está principalmente interessado na vida do empresário por lhe dar as ferramentas para alcançar a liberdade financeira e ter tempo para disfrutar dela.
  • Um produto ou serviço forte E lucrativo: Os maiores sucessos no MLM são facilitados pela distribuição de um produto que se estabeleceu como referência (Tupperware ou Thermomix) ou pela venda de serviços perfeitamente adequados ao alvo (IAD na transação imobiliária, Viseeon no apoio do empresário ...).
  • Métodos de trabalho otimizados: Por último, a disponibilização de ferramentas e métodos de trabalho permite garantir uma qualidade comum nos produtos ou serviços distribuídos, mas também simplificar a vida dos empresários que trabalham para a marca.

Se tínhamos que resumir, o MLM abordaria as franquias, mas sem taxas de entrada, com uma viralidade muito mais forte porque a redistribuição das receitas é global e não para a franquia master.

2 / É aplicável em todas as empresas?

Nem todas as empresas podem, por vários motivos:

  • O produto ou serviço distribuído não o permite: É preciso um produto / serviço forte com uma margem significativa, que possa se destacar da concorrência para garantir aos seus membros uma diferenciação significativa no mercado;
  • A profissão não permite todas as formas de exercício: A possibilidade de trabalhar em marketing de rede muitas vezes não é possível para profissões não "comerciais", portanto, certas profissões regulamentadas, como notários ou certas profissões médicas, não podem;
  • A barreira financeira: Uma estrutura de Marketing de Rede requer fundos significativos e deve ser capaz de transmitir rapidamente a imagem de um grande grupo com ferramentas de diferenciação para seus membros. Isso limita o acesso a esta forma de implantação. Os custos muito baixos de lançamento de membros são assim porque a cabeça da rede fez os investimentos para eles (ferramentas, comunicação, marca, lobby, etc.).

3 / Porque ainda não existe em todos os lugares?

Vários motivos ainda explicam a “não-implantação” deste modo de exercício:

  • Primeiro alguns que citei na pergunta anterior. Nomeadamente, o custo de lançamento ou transformação em MLM, quer o negócio não o permita ou quer o produto não corresponde a este modo de distribuição;
  • O outro ponto é a falta de conhecimento e que confundimos Marketing Piramidal com Marketing de Rede, principalmente na Europa.

Algumas empresas realmente realizaram golpes em grande escala com modelos de pirâmide que podem parecer marketing de rede para os desinformados.

Portanto, a questão é como distinguir um MLM de uma estrutura Piramidal?

Podemos ver isso com 3 pontos facilmente reconhecíveis:

  1. O plano de remuneração não tem limites, cada pessoa que entra na organização recebe uma remuneração. O que é matematicamente impossível e, portanto, o último da cadeia fica enganado. No MLM, há sempre um limite de pagamento por nível (raramente mais do que 5-6 níveis).
  2. A cabeça da rede é remunerada por cada entrada (vendendo um ou mais produtos aos seus membros ou fazendo-os pagar um abono por um serviço inexistente. O dinheiro que circula no sistema é dos membros, e o último a chegar fica enganado. No MLM, são os clientes externos que trazem a receita. E a cabeça da rede só vai ganhar dinheiro se os membros forem capazes de comercializar o produto ou serviço.
  3. Um esquema piramidal está focado em aumentar o número de vendedores e não aumentar a venda de produtos, o que se nota no contrato. O esquema de uma estrutura piramidal é muito leve e confuso, o marketing de rede envolve muitas obrigações de formação, distribuição, uso da marca ... O MLM ou marketing de rede é claramente um modelo de desenvolvimento do futuro que está a se expandir cada vez mais na Europa.

A configuração deste tipo de estrutura deve obrigatoriamente ser apoiada por profissionais, a rede Viseeon está apta a apoiá-lo tanto como membro de um MLM como cabeça de rede (criada ou em criação).

Porque não imaginar em 2021 uma nova forma de desenvolver sua estrutura integrando o MLM?

Joel PEREIRA
CEO VISEEON INTERNACIONAL
joel.pereira@viseeon.com