ESTAR PRESENTE COM RESPEITO E AMOR!

São cinco os axiomas da comunicação e se um deles por alguma razão não funcionar, a comunicação pode falhar.

Foquemo-nos no primeiro axioma, para falarmos um pouco sobre branding e a necessidade deste trabalho para as marcas. Este diz que, é impossível não se comunicar. Todo o comportamento é uma forma de comunicação. Como não existe forma contrária ao comportamento ("não-comportamento" ou "anti-comportamento"), também não existe "não-comunicação". Então é impossível não se comunicar! Ou seja, as marcas têm de trabalhar ferramentas profissionais e estarem presentes sempre atentas às tendências para garantir sempre uma comunicação positiva. Quem pensa que não comunica, já está a comunicar ausência ou inexistência de valor. Quem comunica sem cuidados, comunica desleixo ou falta de profissionalismo.

Somos relevantes pela visibilidade! Mas só somos visíveis pela resiliência e coerência na comunicação, seja ela de conteúdo visual ou outro. Ser e estar numa marca, requer o cumprimento de algumas regras essenciais; como o respeito à imagem institucional e ao discurso comunicacional corporativo.

A Viseeon é uma organização com uma visão única baseada na liderança e na capacidade de criar equipas que implementem uma rede sólida e de sucesso. O líder VISEEON não se baseia só nas vendas, nem se foca só na rentabilidade, mas sim na sua genuinidade e capacidade de comunicação, deve ser capaz de gerar confiança e de transmitir emoções através da marca. A Viseeon definiu uma estratégia de comunicação e marketing implementando um departamento totalmente dedicado ao suporte dos viseeonários para uma comunicação eficiente e integrada com a rede e com os clientes.

O primeiro passo é sermos uma só voz e sabermos passar uma mensagem forte, coerente, UNA! com um ideal Viseeon, ou seja, igual ou equivalente em todos os meios comunicação adaptado aos mercados. Isto significa que todo e qualquer tipo de conteúdo que a Viseeon produz, bem como as suas estratégias de marketing direto, publicidade, comunicação nas redes sociais, assessoria de imprensa ou outras, precisam de falar a mesma língua. A ideia é que os mesmos valores e práticas possam ser transmitidos de forma consistente, repetida e coerente por todos os viseeonários, garantindo a confiabilidade e propagação da marca. A comunicação integrada de marketing representa uma vantagem competitiva, no reforço da estratégia de posicionamento, mas também resulta em menos sobreposição de tarefas e despesas para os viseeonários. As mensagens consistentes, independentemente do canal utilizado, garantem que a marca se mantém na memória do cliente, aumentando o seu valor e realizando aquilo a que chamamos de brandawerrness.

Agora, mais do que nunca, é importante que tudo o que seja comunicado seja cumprido - desde as propostas de valor, aos prazos de entrega, informações, comunicados e possíveis ofertas, no fundo temos de garantir a melhor EXPERIÊNCIA possível do consumidor COM A NOSSA MARCA, com o objetivo de torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece e pela sua identidade visual.

Este é um esforço que deve ser permanente e cujos efeitos aparecem no médio e longo prazo.

Trabalhar o branding, requer uma série de ações que precisam ser direcionadas para os resultados desejados. Envolve marketing, claro, mas não só. É importante saber que o brandawerrness precisa ser visto como um projeto da empresa, para o qual todos devem contribuir. Se aqueles que estão no dia a dia a trabalhar com a marca não acreditam, não cuidam e não se sentem motivados a atuar como seus embaixadores, como chegaremos ao público?

Cuidar do posicionamento (discurso) e identidade visual é imperativo para criar marcas fortes. Assim, importa cumprir regras gráficas básicas (cores, tipografia, formatos, copy’s, aplicações do logo, etc) e propagar a mensagem e propósito da marca de forma coerente e UNA! Estar presente, com Respeito e Amor à marca, sendo seus fortes seguidores e cuidadores.

Outro dia falaremos sobre O Posicionamento e Identidade Visual! Até lá.

Xana PEREIRA
BRAND STRATEGY
xana.pereira@viseeon.com